"NINGUÉM É TÃO IGNORANTE QUE NÃO TENHA ALGO A ENSINAR".

"NINGUEM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA ALGO A APRENDER".

(BLAISE PASCAL)

Sobre materiais de artesanato.

                                           Alguns materiais utilizados em artesanato. 
Base acrilica-   Ideal para preparar superfícies que serão pintadas, como telas e peças de artesanato. Apresenta acabamento branco fosco e pode ser lixada após a secagem, que é rápida, em cerca de 30 minutos.    Solúvel em água e não tóxica, pode ser utilizada pura ou diluída.    Pode ser aplicada com pincel, esponja ou rolo de espuma sobre madeira, gesso, cerâmica, metal, tela, cortiça, couro e outros materiais previamente testados.
Betume da Judeia -Indicado para envelhecimento de peças de artesanato. Pode ser aplicado sobre peças pintadas ou não, sempre diluído com Aguarrás Mineral Acrilex.
Betume em cera - Próprio para dar acabamento envelhecido em pinturas artísticas e de artesanato. Pode ser aplicado com pano macio, estopa ou pincel sobre superfícies limpas e secas, como madeira, cerâmica, gesso e metal, previamente pintadas ou não com tintas solúveis em água, solvente ou óleo.     Retire o excesso com um pano macio, que não solte pêlos, enquanto o betume em cera estiver úmido. Após a secagem completa, lustre com uma flanela para dar brilho e acabamento encerado. A tonalidade obtida varia conforme a camada aplicada e limpeza do excesso do Betume .
Gesso acrílico -Indicado para preparar tecidos e outras superfícies para pintura com tintas a óleo ou acrílicas.      Bastante flexível, pode também ser utilizado para corrigir imperfeições e para criar efeitos de relevo em peças de madeira, gesso, cerâmica etc.     Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem rápida.
Goma laca incolor-  Para impermeabilizar materiais porosos e absorventes como papel, madeira, cerâmica e gesso para posterior pintura.  Pode ser utilizada como verniz de acabamento em peças decorativas e para fixação de purpurinas e glitters.    Sua principal característica é sua total transparência. Não altera a cor natural das pinturas.
Goma laca indiana- Ideal para impermeabilizar materiais porosos e absorventes, como papel, madeira, cerâmica e gesso, antes da pintura. Serve também como proteção para pinturas com baixa resistência à abrasão.  Solúvel em álcool. Apresenta acabamento amarelado.
Goma laca purificada -Para impermeabilizar materiais porosos e absorventes como papel, madeira, cerâmica e gesso para posterior pintura. Pode ser utilizada como verniz de acabamento em peças decorativas e para fixação de purpurinas e glitters.    Apresenta acabamento mais claro por ser purificada.
Pasta modelagem-   Ideal para criar relevos, texturas e fazer aplicações de objetos e materiais diversos em telas e peças de artesanato como madeira, cerâmica, gesso e papelão.  Após secagem, apresenta excelente durabilidade e flexibilidade. Solúvel em água, tem acabamento opaco e secagem completa em 72 horas. Não aplique camadas muito espessas de uma só vez ou acelere a secagem da pasta, já que tais procedimentos podem causar a formação de rachaduras e craquelamento do produto.
Verniz craquele- Indicado para craquelar as tintas acrílicas, pode ser aplicado em peças de gesso, madeira, cerâmica, metal, isopor etc.    Prepare a peça com a Tinta Acrílica Metálica, Fosca ou Brilhante, na cor desejada, e deixe secar bem. Aplique uma camada espessa, sem pincelar demais, do Verniz Craquelê e aguarde de 10 a 15 minutos (o verniz não irá secar).    Dilua com uma pequena quantidade de água outra cor da Tinta Acrílica Fosca ou Brilhante (não utilize as metálicas na segunda aplicação) e aplique com um pincel suave, sem passar duas vezes no mesmo lugar e sem pincelar, mas .depositando. a tinta.    O verniz irá craquelar após a secagem, que leva, em média, 24 horas. Se desejar, acelere o craquelamento com um secador
Verniz  Mordente- para fixação de folhas de ouro, prata, cobre etc. Aplicar sobre superfície limpa e seca, impermeabilizada com Base Acrílica para Artesanato ou Goma Laca Acrilex. Aguardar o ponto de mordência e aplicar a folha com um pincel seco. Remover o excesso de partículas com um pano limpo e seco. Não tóxico e solúvel em água.
Kit craquelador-Verniz Craquelador é utilizado sobre découpages ou pinturas e pode ser aplicado sobre madeira, cerâmica, vidro, gesso, metal, velas, porcelana, tela, etc. Cada tipo de material deve ser preparado de acordo com suas características, utilizando os materiais adequados (por exemplo, sobre materiais porosos pode-se preparar as peças com base acrílica para artesanato e tintas Decorfix). Para fazer o craquelado, aplica-se, 1 ou 2 camadas do Verniz Base Corfix, que compõe o conjunto, sobre a peça previamente preparada, utilizando um pincel chato largo de pelos macios (aguardar secagem entre cada aplicação). Após secagem, deve-se aplicar o Verniz Craquelador Corfix, com um pincel chato e largo, limpo e de pelos macios. Deixar secar completamente ao natural ou acelerando a secagem com secador. Aplique uma camada mais fina de craquelador se quiser um craquelado miúdo e camadas mais espessas se quiser um craquelado graúdo. Deixe secar completamente e faça o acabamento, que consiste em aplicar uma produto sobre o craquelado e limpar em seguida. Pode-se utilizar Betume da Judéia ou Betume em pasta Corfix, pasta metálica Goldfix, ou ainda tintas acrílicas Decorfix, retirando o excesso dos produtos com um pano limpo em seguida. O produto aplicado irá fixar-se somente nas “rachaduras” do craquelado, ressaltando o feito produzido pelo verniz.
Pasta metálica- Aplique diretamente com o tubo, espalhando o produto com o dedo ou pano macio. Para áreas extensas pode ser diluída com Diluente Eco ou Terebintina Corfix. Após aplicação, envernizar com o Verniz Protetor Goldfix, para proteção e acabamento. Pode-se também colocar um pouco de cera Goldfix num godê e desmanchá-la com aguarrás. Misture bem. Com o auxílio de um pincel pinte a beirada da caixa, ou faça arabescos ou, então, molhe um pedaço de pano ou bombril no aguarrás e pegue um pouco de Goldfix e passe sobre uma superfície pintada, fica uma pátina dourada. Pode-se, depois de seca, lixar um pouco, se quiser mais envelhecida
Verniz vitral-Verniz a base de solventes, resina acrílica e corantes. Ótima transparência e vivacidade cores, brilho e viscosidade ideal para trabalhos de preenchimento são características deste produto. Indicado para aplicação sobre vidro, cerâmica, gesso, madeira e metais. Após secagem apresenta acabamento brilhante, translúcido, flexível e com relevo quando depositada camada suficiente para isso. Disponível em 12 cores, todas elas miscíveis entre si.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Olá amiga, gostaria que vc me ajudasse, passei verniz depois da tinta acrilica e em peça de MDF e ele ficou grudento.
    Como faço para deixar ele normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, fiz a mesma coisa. Conseguiu solucionar??

      Excluir
  2. Amiga, comprei um quit de acrilex, com verniz base 1 e verniz craqelador 2, acontece que o 2 está a ficar muito expesso e seco, como devo diluir? com água?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá... pintei um kit de bandeja provençal c tinta branca fosca da Acrilex, c rolinho de espuma.. por gentileza o q eu posso usar p impermeabilizar as peças?? Grata!!

    ResponderExcluir
  4. Ola pintei meu MDF 2 demao cor areia e agora decidi craquelar mas nunca fiz... Eh sob passar a tinta marrom por cima e depois verniz craquele? Ouvi falar da tinta de craquelar no caso usaria a tinta marrom de craquelar?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Tenho uma duvida, estou a pintar marfinite e gostaria de saber se depois de usar o verniz acrílico posso utilizar um verniz geral ou outro que proteja a peça qd usamos um pano húmido.
    Obgda

    ResponderExcluir
  6. Quero pintar um guarda roupas com tinta fosca como uso o verniz vitral fosco no meio da tinta ou no final como acabamentoas tem q ser rápido, hoje ele esta parado já tem uma semana

    ResponderExcluir
  7. Amei suas dicas... continue dando essas dicas preciosas.

    ResponderExcluir
  8. Amei suas dicas... continue dando essas dicas preciosas.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Qual o melhor envelhecedor para ser usado encima da pasta Goldfix? Estou tendo dificuldades.

    ResponderExcluir
  10. Claudete, adoro o seu blog...Parabéns!
    O que vc indica para realçar o craquelado incolor em tela?

    ResponderExcluir
  11. Oi posso passar resina no mdf pintando com tinta a base de água

    ResponderExcluir
  12. Ola, pintei uma quadro de mdf e ao colocá-lo na parede depois de alguns dias tinham mofo em algumas partes. Como posso impermeabiliza-lo sem cpmprometer a pintura?? Obrigada

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto

Sou uma pessoa que acredita em Deus e ama a vida. Aproveito meu tempo curtindo a família, os amigos, gosto de leitura, estudo, adoro pintar, desenhar, enfim, fazer diversos trabalhos manuais.